ESCM | La Fête de la Francophonie

ESCM | La Fête de la Francophonie

La Fête de la Francophonie

Toujours des moments délicieux !!!

Desde o dia 15 de março e até ao final do 2ºperíodo, a escola secundária do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia viveu momentos de grande alegria e entusiasmo, na comemoração de mais uma Festa da Francofonia.

Apesar de um número mais reduzido de turmas de Francês, os alunos têm-se revelado aprendizes muito ativos e interessados nas atividades da disciplina. Assim, outra coisa não seria de esperar da sua participação numa semana de bastante trabalho, mas também de imensa satisfação.

Nas aulas de Francês, procura-se cumprir o programa e a planificação das temáticas próprias para a idade e nível dos alunos, mas também abrir-lhes os horizontes para os conhecimentos de cultura, de civilização e de história da França e de todo o mundo francófono. Os temas para este ano focaram a existência e a caracterização dos países francófonos, desde a colonização à sua independência (7º, 8º e 9ºano); o turismo e outras áreas empresariais neles desenvolvidos (9ºano); e a Revolução Francesa, como o primeiro alicerce para a construção das democracias dos nossos dias, indo ao encontro do tema do trabalho colaborativo do agrupamento para o corrente ano letivo (8ºano).

A OIF (Organisation Internationale de la Francophonie) foi criada por Léopold Senghor, no dia 20 de Março de 1970, com o propósito de promover e proteger a língua francesa e continuar a divulgá-la pelo mundo, sendo uma das línguas mais faladas nos cinco continentes, a segunda, logo a seguir ao Inglês.

É esta a celebração que muitas escolas comemoram dedicando-lhes um dia, uma semana ou mesmo um mês. O AECM tenta sempre festejar esta efeméride, ao longo de uma semana, expondo os trabalhos dos alunos dos três anos de escolaridade, organizando ateliers, proporcionando almoços e lanches e, como ponto alto da semana, um pequeno espectáculo de dança e canto para a entrega dos diplomas DELF (Diplôme d’Études en Langue Française).

O Francês, no AECM, é a única disciplina de Língua Estrangeira que se permite levar alunos (de forma facultativa) com apenas um ou dois anos de aprendizagem a serem testados por entidades externas internacionais, Alliance Française e Ministère de l’Éducation Français, no exame DELF. Os alunos e respectivos EES são informados que, mais tarde, na sua formação ou profissão futuras, se os seus educandos necessitarem de fazer Erasmus ou trabalhar em França, em certas empresas/hospitais/ universidades, os candidatos terão de apresentar, no mínimo conhecimentos de um nível de proficiência de B1 e, se possível, B2. Começam por se candidatar, no 8ºano, com um ano apenas, ao nível A2, fazendo, se assim o entenderem, o B1, ainda no 9ºano. O B2 poderá ser conseguido, ao longo do ensino secundário, através da inscrição dos alunos nas aulas DELF, parte integrante do Projeto do AECM, “Bonjour, le Français!”. A grande vantagem de o fazerem no AECM, é o preço reduzido na inscrição no exame e a preparação gratuita para os mesmos, facultada pelo AECM e pelos seus professores de Francês.

No pequeno espectáculo para a entrega destes diplomas, os alunos aprendem canções e dançam ao som de grandes êxitos de música francesa. Os apresentadores falam em Francês, mesmo com apenas alguns meses de aprendizagem. É sempre uma experiência emocionante e divertida. Os alunos que conseguiram passar no exame recebem os seus diplomas e são sempre muito aplaudidos.

Este ano, tivemos a colaboração preciosa da Associação de Pais da nossa escola que, além de nos ter organizado o atelier dos balões, no dia 15, começando a nossa festa de forma bastante animada e colorida, também organizou um lanche- surpresa, no final da nossa cerimónia DELF, tendo presenteado os alunos diplomados com uma pequena lembrança. Merci beaucoup!

O Projeto “Dança com Impacto” também se juntou à festa, ensinando os alunos a dançar duas coreografias de HipHop. Este projeto é bastante interessante, a funcionar desde há meses, às 5as feiras. Merci beaucoup!!!

Os nossos Chefs do Curso de Restauração do AECM, Paulo Coreia e Lúcia Magalhães, foram novamente incansáveis para proporcionar aos alunos (3 grupos de 22 alunos) um atelier de cozinha, onde os alunos puderam aprender a fazer a sande que deu origem à francesinha, le Croque-Madame, e igualmente a confecionar uma deliciosa mousse de chocolate caseira, e não de pacote, que os alunos escutaram e viram confecionar com muita atenção. No final de cada hora de atelier, os alunos degustaram o que cozinharam. Os alunos de 10ºano do Curso, da chef Lúcia Magalhães, foram muito atenciosos com os colegas aprendizes. Merci beaucoup!!!

Também graças a estes chefs e aos seus alunos de 11ºano, quarenta professores participaram no já habitual “déjeuner francophone”, um menu sempre novo, ideia do chef Paulo Correia. Merci beaucoup!!!

Finalmente mas igualmente muito importante, o nosso agradecimento ao grupo de professores de Educação Visual e de Oficina de Artes, que colabora sempre e de maneira muito ativa e calorosa nas atividades de Francês. Sem a colaboração destes docentes, a nossa exposição não seria tão bonita. Merci beaucoup!!!

Fazem parte do Projeto “Bonjour, le Français!” as duas professoras titulares da disciplina, Elisabete Oliveira e Isabel Maia, mas também as ex-professoras de Francês, a lecionar Português nos últimos anos, Margarida Miranda e Margarida Portela. Muito gratas estamos a estes dois elementos que colaboram sempre nas atividades de Francês, ora no agrupamento (na preparação da produção oral do DELF, na Festa da Francofonia…), ora nas visitas de estudo a França, fazendo parte de uma equipa que leva os alunos do AECM a França, há 26 anos.

E assim se trabalha a Língua Estrangeira 2 -o FRANCÊS , a iniciar no 7º ou no 10º anos, no Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia. É importante a escolha do Francês no percurso escolar do aluno em escolaridade obrigatória. Um aluno com 12 anos saberá escolher sozinho?! A tendência é escolher o que a maioria dos colegas escolhe e não aquilo de que gosta mais. Também a tendência para um facilitismo aparente é frequente. O papel do EE é primordial para uma escolha mais racional preparando um melhor futuro para o seu educando.

Os Professores de Francês do AECM

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