Projeto Pisa for Schools | 2025-2029

O AE do Castêlo da Maia aderiu ao convite da Câmara Municipal da Maia, entidade financiadora, para participar no projeto PISA for Schools, da responsabilidade do IAVE.

O Teste PISA for Schools fornece informação sobre o desempenho dos alunos a nível da escola e informações sobre o ambiente de aprendizagem e as atitudes dos alunos, recolhidas a partir de questionários aplicados aos alunos de 15 anos de idade (amostra) medindo, em dois momentos de avaliação (2025 e 2028), a capacidade destes para pensar criticamente, resolver problemas e comunicar eficazmente nas áreas de conteúdo da leitura, matemática e ciências, com resultados comparáveis a nível internacional e longitudinal que podem ser utilizados para comparar, compreender e monitorizar a aprendizagem e o bem-estar dos alunos em cada uma das escolas participantes.

O projeto

  • avalia as competências dos alunos em leitura, matemática e ciências aplicadas a novos contextos, bem como as suas competências socioemocionais;
  • explora um retrato individual detalhado, que permite a cada escola analisar para melhor compreender o seu contexto, ao nível do desempenho dos alunos, o ambiente de aprendizagem, o contexto socioeconómico e a motivação para a aprendizagem;
  • permite agir na melhoria dos resultados, através de diferentes atividades de pós- avaliação, promovidas em comunidades de aprendizagem, que capacitam e apoiam os professores e os líderes escolares no desenho e implementação de medidas de melhoria da sua ação pedagógica e, consequentemente, da aprendizagem e do bem-estar dos estudantes, baseadas em dados concretos da escola.
  • fornece uma avaliação a nível de escola, capaz de suscitar debates sobre os conhecimentos, aptidões e competências que são relevantes num mundo em rápida mudança e visa proporcionar uma valiosa experiência de aprendizagem transnacional aos professores e diretores de escola sobre a forma de os desenvolver.

Tem como objetivos:

  • Promover mudanças baseadas em evidência;
  • Dotar os professores das escolas participantes das ferramentas necessárias à utilização dos dados;
  • Implementar medidas de melhoria das aprendizagens e do bem-estar dos alunos.

A equipa do AECM para este projeto é constituída pelos seguintes docentes:

Ana Coelho

Alexandra Cruz

Carlos Alves

Conceição Moutinho

Luís Gonçalo

Lurdes Rodrigues

Miguel Cruz

Paula Baltazar