ESCM | Visita de Estudo Pedras Salgadas e Chaves no âmbito do Termalismo | Alunos de Geografia A 10º ano

ESCM | Visita de Estudo Pedras Salgadas e Chaves no âmbito do Termalismo | Alunos de Geografia A 10º ano

No dia 23 de maio de 2025, os alunos do 10.º ano da disciplina de Geografia A da Escola Secundária do Castelo da Maia realizaram uma visita de estudo às localidades de Pedras Salgadas e Chaves, com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos sobre o termalismo em Portugal, assim como de outros aspetos geográficos e histórico-culturais. A visita foi dinamizada no seio do grupo disciplinar de Geografia e conduzida pelos professores José Eduardo Pascoal e Teresinha Santos. 

A visita começou em Pedras Salgadas, vila reconhecida pelas suas águas termais e pelo emblemático parque termal. Os alunos puderam observar de perto o aproveitamento sustentável dos recursos hidrominerais e conhecer a história do termalismo nesta região, que teve grande importância no desenvolvimento económico e turístico local, especialmente a partir do século XIX. Na nascente das Pedras Salgadas, a única em funcionamento das cinco existentes, os alunos puderam provar a água mineral gasocarbónica, tal e qual como brota da natureza e com propriedades digestivas e terapêuticas. No Museu “Pedras Experience”, os alunos visitaram as salas interativas que retratam a história e a evolução da marca Pedras desde 1871, com destaque para objetos antigos, recriações de espaços como balneários termais e quartos de época, e ainda uma viagem pela história do termalismo.  

Já em Chaves, a visita centrou-se no centro histórico da cidade, nas termas de chaves e no Museu das Termas Romanas, um dos vestígios mais marcantes da presença romana na região. O Castelo e a Torre de Menagem, a igreja matriz de Santa Maria Maior e a Ponte de Trajano, símbolo da cidade, foram pontos de destaque, permitindo aos alunos conhecer o rico património histórico e cultura da cidade, conhecida no tempo dos romanos por “Aquae Flaviae”. 

Durante toda a visita, os professores orientaram os alunos na observação dos elementos geográficos e histórico-culturais e na análise do impacto ambiental, económico e social do termalismo. Na viagem de regresso, os alunos responderam com sucesso a um breve questionário sobre os locais visitados e avaliaram a visita de forma muito positiva. 

Esta visita revelou-se uma excelente oportunidade para consolidar conhecimentos adquiridos nas aulas e enriquecer o conhecimento geográfico e histórico-cultural sobre o nosso território, nomeadamente de duas localidades transmontanas do nosso país e sua área envolvente. Para além disso, permitiu um salutar convívio entre professores e alunos, fora da sala de aula. 

Por último, deixamos um agradecimento especial aos alunos, pela participação e envolvimento na visita, e aos professores acompanhantes, pela colaboração nesta atividade educativa.  

Professor José Eduardo Pascoal 

 

Share this post