ESCM | Literacia Mediática | 8.º Ano | Sessões de (in)formação

ESCM | Literacia Mediática | 8.º Ano | Sessões de (in)formação

A crescente digitalização dos sistemas de informação em geral, e dos meios de comunicação social em particular, veio alterar hábitos de consumo, transformando o acesso à informação, como facilitador, e o modo como esta é assimilada. Neste mar de informação, os estudantes, em especial, têm a difícil tarefa de interpretar a mensagem veiculada e de reconhecer a credibilidade dos media e das fontes de informação, e a literacia mediática é a chave para sobreviver neste oceano.» [in doc. entidade responsável pela formação: “Media LAB – Aveiro Media Competence Center” (AMCC)]
Neste sentido, foram realizadas nas turmas de 8.º Ano, em articulação com a disciplina de Português, sessões de formação dinamizadas pela jornalista/professora/investigadora Cynthia Valente, nos dias 12 e 13 de dezembro.
Todos os intervenientes (turmas e professores envolvidos) são de opinião de que foram sessões muito proveitosas e esclarecedoras, tendo-lhes permitido a aprendizagem sobre vários assuntos, destacando-se quer o conceito de “literacia mediática”, quer o contacto com estratégias para se saber lidar com “fake news” e “deep fake”.
E fica a mensagem final:
Se não tens a certeza de que a informação que recebes é verdadeira, então NÃO A PARTILHES! 

Share this post