ESCM | Dia Mundial da Filosofia – 16/11
No dia 16 de novembro, comemorou-se o Dia Mundial da Filosofia. Dado tratar-se de um dia que nos remete a todos para a importância e a necessidade, cada vez maior e mais urgente, de um pensamento reflexivo e crítico, os professores do Grupo de Filosofia tomaram a iniciativa de convidar os colegas da ESCM para se juntarem a eles na sua comemoração. E, para tal, foi-lhes feita a sugestão de desenvolver, em simultâneo, na primeira aula da manhã, uma pequena atividade, de cerca de 10 minutos, em que dialogassem com os seus alunos, no sentido de lhes permitir um espaço e um momento de se exprimirem sobre um tema/ problema que, embora de modos muito diferentes, nos afeta a todos e a que não conseguimos, nem devemos ser indiferentes, pelas muitas implicações diretas ou indiretas nas nossas vidas – a Guerra e a Paz.
O convite aos colegas foi acompanhado de um guião ou proposta de trabalho, com um intuito facilitador, mas de utilização facultativa, pois o nosso interesse nesta iniciativa era o de levar os nossos jovens/alunos a refletirem criticamente sobre as diferenças entre estes dois tempos, o de guerra e o de paz, e de entenderem que a paz carece de um enorme, mas muito gratificante, esforço de construção individual e com o qual temos, todos, de nos comprometer. Nesse sentido, sugerimos que se terminasse esta atividade, com um pequeno gesto, de vínculo com esse compromisso, fazendo um minuto de silêncio pela paz, às 8 h:45 minutos.
Paralelamente, o Grupo realizou uma exposição dos trabalhos dos seus alunos, elaborados com base no mesmo tema, que pôde ser apreciada em vários espaços da escola.
Porém, num dia preenchido com assuntos tão sérios, não podíamos deixar de o contemplar, também, com um gesto de agradecimento e de brinde à alegria da paz, partilhando com os colegas uns docinhos, enriquecidos filosoficamente e que espero tenham sido do agrado de todos os que deles beneficiaram.
E, para fechar a memória deste dia tenho, o grande dever, de agradecer a todos os colegas, pela forma como a iniciativa foi recebida e reconhecida, bem como pelas muitas evidências que partilharam – a todos, e em nome das professoras da área disciplinar de Filosofia, o meu muito obrigada.