ESCM | Dia Mundial da Diversidade Cultural

ESCM | Dia Mundial da Diversidade Cultural

No dia 21 de maio, comemorou-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural.
“Neste Dia, a UNESCO convida todos a celebrarem a diversidade cultural, por meio da qual seremos capazes de construir a solidariedade intelectual e moral da humanidade”.
Para assinalar a data, os professores de Geografia do 8º ano promoveram uma exposição com trabalhos dos alunos, com o tema “Veste a camisola pela Diversidade Cultural”. Foi-lhes lançado o desafio de  “vestirem a camisola pela diversidade cultural”! E que bem que lhes ficou… 🙂
Neste trabalho, os alunos ilustraram o desenho de uma “T-shirt”  com aspetos culturais que identificam a cultura de um determinado país.  Este trabalho permitiu desenvolver, além das aprendizagens essenciais da disciplina integradas no subtema “Diversidade Cultural”, áreas de competência do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente Sensibilidade e Estética, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia e Relacionamento Interpessoal, incidindo sobretudo nos valores de respeito, tolerância e integração social. De realçar o número significativo de alunos imigrantes que se encontram nas nossas turmas, que encontraram nesta atividade uma forma de expressão e de valorização cultural.
Não haja dúvida que a sensibilidade das ideias é um privilégio que, em grupo, ganha mais cor e valor…
Viva a DIVERSIDADE CULTURAL!!!

Share this post