ESCM| CRESÇO A PLANTAR – uma nova sementeira

ESCM| CRESÇO A PLANTAR – uma nova sementeira

O Projeto Cresço a Plantar tem sido dinamizado pela biblioteca ESCM como um projeto potenciador da “formação de uma consciência de respeito pela natureza e pela preservação do meio ambiente.”

A sua revitalização iniciou-se, este ano, com a realização, nos dias 5, 6 e 7  de novembro, no auditório da ESCM, de várias sessões de esclarecimento, que o Eng. Hugo Silva, Chefe da Unidade de Educação e Formação Ambiental, da Quinta da Gruta,  centrou na importância da agricultura biológica e do consumo local, como as grandes formas de sustentabilidade e de vida saudável. A estas sessões, dinâmicas e interactivas, assistiram todas as turmas de 7º e 8º anos.

Seguiram-se as intervenções nas nossas hortas pedagógicas a 27 de novembro, com a turma 8ºE, no âmbito do tema Desenvolvimento Sustentável, acompanhada pela professora de Cidadania e Desenvolvimento, Andreia Gama, e o 8ºF, acompanhado pela professora bibliotecária. A 3 de dezembro, o 9ºB, com a professora Cátia Valente, também pôde dar o seu contributo para a preparação das hortas, arrancando as ervas daninhas,  fazendo a plantação de novas physalis e abrindo caldeiras nas árvores de fruta do nosso pomar.

O 8ºE expressou, e muito bem, em notícia própria, que “o envolvimento com os trabalhos hortícolas/ajardinados exercita a criatividade, o trabalho em grupo, fomenta a construção do senso de responsabilidade das práticas do cuidar e da cooperação e proporciona um maior contacto com a natureza. E foi exactamente isso que aconteceu nesta quarta-feira, quando, em conjunto, cuidamos das nossas hortas e do pomar!”

Nós acreditamos também que o envolvimento dos alunos nestes trabalhos lançará a base para a criação de cidadãos com sentido de pertença e com a consciência de que o espaço comum, sendo o espaço de cada um, deve ser muito cuidado e acarinhado.  Acreditamos ainda, tal como o 8ºE,  “que o projeto auxilia e influencia na mudança de hábitos, sobretudo os alimentares, e na mudança de atitudes que contribuam para minorar a deterioração ambiental e formar cidadãos críticos e responsáveis em relação às questões de melhoria e preservação da vida no nosso planeta.”

As intervenções nas hortas terão continuidade no próximo período letivo, com outras turmas, assim como outras atividades no exterior.

Ficamos muito gratos a todos os participantes neste projeto, incluindo a nossa Direção, que com muita celeridade cuidou de nos fornecer as alfaias necessárias para o desenvolvimento das atividades.

Share this post