EB da Seara diz NÃO ao Bullying!
No dia 5 de novembro, recebemos na nossa escola a visita dos agentes da Escola Segura, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Combate ao Bullying, que se assinala a 20 de outubro.
Os agentes começaram por nos explicar o que significa a palavra bullying: empurrar, chamar nomes feios, assustar, pôr a língua de fora… Lembraram-nos que não devemos fazer isso a ninguém — nem aos amigos, nem à família —, porque as pessoas ficam tristes quando são gozadas ou magoadas.
Aprendemos que as palavras também magoam e que devemos tratar os outros da mesma forma que gostamos de ser tratados. Os amigos ajudam, não magoam, e se virmos alguém a ser maltratado, devemos pedir ajuda a um adulto.
Juntos podemos acabar com o bullying!
Depois, os agentes apresentaram-nos uma banda desenhada da “Turma da Mónica”, relacionada com o tema. Lemos as falas das personagens e conversámos sobre o que estava correto ou não, refletindo sobre as atitudes das personagens.
No dia anterior à visita, já nos tínhamos preparado: vimos um vídeo sobre o bullying na escola e explorámos o tema com as nossas professoras, percebendo a importância de respeitar os outros e de criar um ambiente escolar seguro e feliz.
Foi uma atividade muito enriquecedora, que nos ajudou a compreender melhor o que é o bullying e o que podemos fazer para o combater.













