O primeiro jornal escolar teve início em 1995, com o nome Alardinas. Seguiram-se duas edições , em maio e junho de 1998, com a designação “Com Tacto”, no âmbito do projeto Nónio. De 2001 a 2009 foram editadas treze publicações, já com o nome que hoje assume – SomoS Jornal. Entre 2006 e 2008, conseguiu-se a publicação de uma “Antologia de Textos” de alunos da Escola Secundária do Castêlo da Maia, com seleções das edições de “SomoS Jornal” anteriores, bem como a edição de um Anuário.
Após uma alteração de formato, “Somos Revista” foi o nome atribuído ao jornal escolar entre 2010 e 2012, tendo sido editados seis números, embora os dois últimos, por constrangimentos económicos, apenas em formato digital. Em colaboração com a editora Edita-me, conseguiu-se a edição do livro “Palavras com Cor”, cujo conteúdo consiste numa coletânea de textos (prosa e poesia), desenhos e ilustrações de alunos.
No ano letivo em que foi criado o Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, tornando-se a escola secundária sede do mesmo, renasceu o “Somos Jornal”, tendo apresentado várias edições subordinadas a diferentes temas e dinamizando uma estrutura que ainda hoje se mantém.
O jornal escolar envolve toda a comunidade escolar: alunos, pessoal docente e não docente e encarregados de educação. Cada um pode colaborar com o envio de textos em word, acompanhados de fotografias num formato de imagem(jpeg, png), respeitando as temáticas definidas.
Os textos devem ser enviados para somosjornal@aecastelomaia.pt, de acordo com os prazos estipulados.
Para memória futura, registam-se os temas em destaque nos últimos anos:
- “Civismo na Escola“, 2013/2014;
- “Mudança“, 2014/2015;
- “Redes Sociais“, 2015/2016;
- “Consumismo“, 2016/2017;
- “Direitos Humanos“, 2017/2018;
- “Empreendedorismo“, 2018/2019;
- “Castêlo da Maia: Tradição e Modernidade“, 2019/2020;
- “Igualdade de oportunidades e de género“, 2020/2021;
- “Fake News: implicações na participação democrática“, 2021/2022;
- “Saúde Mental nos Jovens – Que desafios? Que respostas?”, 2022/2023;
- “Viver Abril na Educação“, 2023/2024;
- “Novas tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens“, 2024/2025.
