Ouro no AECM

2024

Mariana Pereira

A aluna Mariana Pereira da turma D, do 10º ano, sagrou-se campeã nacional, na categoria -48 Kg, no Campeonato A.S. Nacional Cadetes,  realizado na cidade de Almada, a 10 de fevereiro último. A Mariana realizou 6 combates tendo vencido todos, conquistando assim o direito a representar Portugal nas diversas competições internacionais. Este é o quarto título consecutivo de Campeã Nacional 2021/2022/2023/2024.

Parabéns, Mariana!

Trampolim

Inês Freitas, aluna da turma K do 7º ano, conquistou a medalha de Ouro em Duplo Minitrampolim, no escalão 11 – 12 anos.

Parabéns à atleta pela brilhante conquista!

UAARE AECM - Ginástica Acrobática

Ana Rita Teixeira

Aluna-atleta UAARE do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, participou no Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática, que decorreu entre 10 e 13 de março, em Baku – Azerbaijão, tendo tido, mais uma vez, um desempenho excecional, que lhe valeu a conquista de três medalhas de ouro nas especialidades de EquilíbrioDinâmico e Combinado e ainda uma medalha de prata – Portugal obteve o 2º lugar, por equipas.

O ano passado, obteve a medalha de ouro na especialidade Combinado.

Parabéns pelo brilhante desempenho e por toda a dedicação e esforço de que é exemplo!

Ana Rita Teixeira

Partilhamos a mensagem do Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto a propósito da conquista da Medalha de Ouro, no Campeonato Mundial de Ginástica Acrobática.

Parabéns às atletas, às suas famílias, ao ACRO Clube da Maia e ao AE do Castêlo da Maia, designadamente à Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) frequentada pela aluna Ana Rita Teixeira.


UAARE AECM - Equilíbrio e All Around

Ana Rita Teixeira, aluna-atleta UAARE do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, participou no Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática, que decorreu dos dias 27 de setembro a 4 de outubro de 2021, em Pesaro – Itália, tendo mais uma vez obtido uma prestação extraordinária, com três finais e a conquista de duas medalhas de ouro (Equilíbrio e All Around) e uma de bronze (Dinâmico).

Parabéns aos seus treinadores (Lourenço França, Úrsula Martins, Nelson Araújo, João Maia e Stephanie Medeiros) pelo trabalho que realizam todos os dias para possibilitar este desempenho desportivo e a respetiva conciliação com os estudos destas jovens atletas.


UAARE AECM - Patinagem Artística

Ema Sousa, aluna-atleta UAARE do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, participou no Campeonato da Europa, que decorreu de 1 a 11 de Setembro de 2021, em Riccione Itália, tendo-se sagrado campeã da Europa de Patinagem Artística na disciplina de Dança.

A Ema Sousa é um exemplo para todos os jovens que, como ela, pretendem ter um desempenho desportivo de excelência, não descurando o desempenho académico. Conseguiu mostrar que é possível conciliar com sucesso a carreira desportiva com a carreira académica. A testemunhar este facto, podemos referir que a Ema este ano obteve a medalha de ouro no campeonato da Europa e ainda nível 5 a todas as disciplinas do 8ºano de escolaridade.


Concurso de Matemática Pangea

O Agrupamento de Escolas Castêlo Maia felicita todos os participantes do Concurso de Matemática Pangea, especialmente os vencedores, aproveitando a oportunidade para se juntar à alegria por todos sentida.

O aluno Pedro Coelho, do 9ºA, obteve a medalha de Ouro e o aluno Alexandre Imperadeiro, do 9ºE, a medalha de Prata, a nível nacional.

No 10º ano, duas alunas posicionarem-se no TOP10 da região Norte. A aluna Ânia Pereira, do 10º C, obteve um honroso 5º lugar e a aluna Maria Silva, do 10ºB, ficou em 8º lugar.

No 7º ano, também ficaram colocados no TOP10 da região Norte, dois alunos. A aluna Ana Alves, do 7ºA, ficou em 8º lugar seguida do aluno Martim Silva, do 7ºG, em 9º lugar.

Contamos com a vossa participação em edições futuras e esperamos que os vossos resultados motivem outros alunos do Agrupamento a participar no concurso.

Uma vez “Pangeano”, “Pangeano” para sempre!

A aluna Ânia Cardoso Pereira, do 9º E, conquistou uma Medalha de Ouro e um prémio monetário no Concurso de Matemática Pangea, na categoria 9º ano da Região Norte.

O aluno Pedro Miguel Sousa Coelho, do 8º A, foi também galardoado, na categoria 8º ano do mesmo concurso, com um honroso 4º lugar, recebendo uma medalha de participação.

A Escola Secundária do Castêlo da Maia congratula-se com os resultados alcançado pelos seus alunos, que contribuíram para enaltecer o nome do nosso Agrupamento de Escolas.
Recorda-se que o Pangea é um Concurso de Matemática cujo principal objetivo é fomentar o gosto pela Matemática, permitindo um intercâmbio entre escolas e participantes.


Olimpíadas da Física (Nível Nacional)

Os alunos Pedro Coelho (9º A), Alexandre Imperadeiro (9º D) e Gonçalo Oliveira (9º C), que atualmente estão em turmas de 10º ano, 10º D e 10º B, ganharam a medalha de Ouro, na fase nacional das Olimpíadas de Física 2020 (escalão A).

É com enorme orgulho que divulgamos os resultados e felicitamos os alunos, bem como as suas famílias, e a respetivas professoras.

Os alunos Diogo Rodrigues (9º B), Gonçalo Rodrigues (9º B) e Diogo Gomes (9º H) ganharam a medalha de OURO na fase nacional das Olimpíadas de Física, que decorreu nos dias 5 e 6 de junho, no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

Mais uma vez a comunidade educativa aplaude a prestação destes alunos que estão de parabéns, já que projetaram a nossa escola a nível nacional e nos deixaram muito orgulhosos. Uma felicitação especial para estes alunos das respetivas professoras de Ciências Físico-Químicas e da professora que os acompanhou a Lisboa.

O apuramento para a Final Nacional das Olimpíadas de Física realizou-se no dia 18 de abril, para a Zona Norte no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a conquista pela equipa do AECM de uma medalha de bronze na Fase Regional.

O elevado nível de dificuldade das provas permitia antever uma difícil tarefa na conquista de uma posição honrosa para o nosso Agrupamento nestas Olimpíadas, mas a nossa equipa não baixou os braços e acreditou sempre num bom resultado que pudesse dignificar a formação obtida no AECM.
As expectativas confirmaram-se e as provas, com componente Teórica e Prática, testaram ao limite o conhecimento e capacidade experimental em Física dos melhores alunos na Fase Nacional da categoria A (9º ano).
Foi neste contexto que a nossa equipa, acompanhada pela professora Maria Manuela Vale, arrecadou o mais alto galardão – Ouro nas Olimpíadas de Física, entregue pelas mãos do Exmo. Sr. Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário na cerimónia que decorreu no dia 6 de junho no Museu da Eletricidade, em Lisboa, sob o patrocínio da Fundação EDP e da Sociedade Portuguesa de Física. A cerimónia contou ainda com a participação da Presidente da SPF e dos representantes do Museu da Eletricidade, da EDP, da Ciência Viva e da Delegação Sul e Ilhas da SPF.
Este prémio enche de orgulho o nosso Agrupamento, pelo que felicitamos estes três jovens que deram o seu melhor e honraram mais uma vez a Escola, os Professores e os Pais, que contribuíram para o sucesso alcançado.
A próxima etapa será a qualificação da nossa equipa para a representação de Portugal na European Union Science Olympiad (EUSO), que decorrerá em 2017 em Copenhaga, na Dinamarca.
Na foto, a equipa representante do AECM nas OdF 2015, após a entrega das medalhas de ouro pelo Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.


Olimpíadas da Física (Nível Regional)

No dia 29 de abril de 2017 os alunos da Escola Secundária do Castêlo da Maia participaram nas Olimpíadas de Física (fase regional), nos escalões A (básico) e B (secundário) e alcançaram excelentes resultados.

Escalão A (equipa) – Paulo Monteiro (9º B), Ana Marta Mendes (9º E) e Sara Pereira (9º I) – Medalha de Prata; Escalão B (individual) – Diogo Rodrigues (11º A), Gonçalo Rodrigues (11º A) e Paulo Macedo (11º A) – Medalha de Ouro – Diogo Rodrigues.

Os professores e a escola felicitam estes alunos e as suas famílias pelos resultados obtidos, bem como a sua postura cordial, humilde e correta com que se pautaram durante todo o evento.


Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO)

O aluno Diogo Rodrigues foi selecionado para integrar a equipa que representará Portugal em 2017, sendo que a EUSO decorrerá em Copenhaga, na Dinamarca, de 7 a 14 de maio.

Os alunos Diogo Rodrigues e Gonçalo Rodrigues do 11ºA participaram na Prova de Seleção da Olimpíada da Ciência da União Europeia – 2017 (EUSO2017) que decorreram nos dias 2 e 3 de dezembro de 2016 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O convite para as Provas de Seleção das EUSO2017 decorreu em resultado do primeiro lugar nacional que alcançaram nas Olimpíadas de Física Escalão A – Medalha de Ouro 2015.

A organização da participação portuguesa da EUSO é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos.

A Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) é uma competição destinada a estudantes na faixa etária dos 16 anos ou menos, especialmente interessados no ensino das ciências, e pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes que podem vir a participar nas Olimpíadas Internacionais da Ciência, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia.

Portugal participa nesta competição, que envolve mais de 25 países europeus, desde 2008. Em 2008, Portugal participou na qualidade de Observador, tendo participado de 2009 a 2016 na qualidade de participação plena, com uma delegação de duas equipas de 3 alunos cada, de acordo com o regulamento desta competição. Em 2012 as duas equipas portuguesas obtiveram medalhas de prata, em 2013 uma das equipas ganhou igualmente uma medalha de prata e em 2016 uma das equipas foi galardoada com uma medalha de ouro.

A duas equipas que vão representar Portugal em 2017 (6 alunos) serão selecionadas entre as duas primeiras equipas melhor classificadas em 2015 nas Olimpíadas da Química Júnior e Física Escalão A (2015) e os 6 melhores alunos da Olimpíada da Biologia de 2016 que reúnam os requisitos de idade.

http://www.dge.mec.pt/olimpiada-da-ciencia-da-uniao-europeia-euso

Agradece-se às professoras de Física, Química e Biologia pelo apoio na preparação dos alunos.