Exposição “World Press Photo”
Após um trajeto de metro que durou apenas 7 minutos, os alunos das turmas D e E do 9.ºano puderam ver a última edição da exposição “World Press Photo”, patente no Fórum da Maia, até 19 de novembro último. De repente, “viajaram” por diversas regiões do nosso mundo, através da lente de fotojornalistas premiados pelas suas imagens reveladoras do sofrimento e da violência, mas também da criatividade e da beleza.
“A fotografia que mais me impressionou foi Yana and Victor, tirada por Alkis Konstantinidis, a 18 de abril de 2022. É possível ver o corpo morto de um idoso de 79 anos, que simplesmente tinha saído de casa para comprar pão e durante um bombardeamento em Kharkiv, na Ucrânia, foi morto.” (Leonardo Pinto, 9.ºE)
“Com esta fotografia conseguimos perceber todo o horror e aflição que estas pessoas viveram e vivem ainda.” (Tiago Barbosa, 9.ºE)
“Transição Net-Zero de Simone Tramonte – nesta imagem observa-se que as produções agrícolas foram feitas com melhor aproveitamento do solo e redução do consumo de água. Achei uma imagem interessante que mostra como se defende o meio ambiente na Islândia. “(Beatriz Carvalho, 9.ºE)