ESCM | Projeto +Power
No passado mês de novembro, a docente Clara Pinto do CAA-EE abraçou o projeto +Power, um projeto do inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação) e do CIP (Centro de Inovação Pedagógica do P.Porto), com o objetivo de promover a educação inclusiva e de realçar as competências dos alunos com medidas adicionais. O ponto de partida foi uma formação dada pelos alunos da sala S!Mbiose, sob orientação do Professor Luís Baião, do Agrupamento de Escolas de Canelas.
Este projeto tem como premissa que a educação deve ser para todos, colocando à disposição das escolas e dos professores uma consola inclusiva, desenhada para facilitar o acesso ao ensino por parte dos jovens com medidas adicionais. Pretende promover o uso das tecnologias adaptativas, que permitem uma aprendizagem mais ativa e acessível para todos os alunos a partir da inclusão digital. As consolas são construídas pelos reclusos do Curso de Técnicos de Informática do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco.
Para já, o projeto foi implementado em turmas do 8ºano, com a preciosa colaboração da professora Rita Paupério, que leciona a disciplina de Ciências Naturais.
O aluno Gabriel Lopes do CAA-EE construiu um quíze, com conteúdos solicitados pela professora Rita, e levou-o às turmas para que os alunos pudessem aprender de forma divertida. O Gabriel teve, assim, a oportunidade de partilhar as suas competências digitais e torná-las úteis para a consolidação dos conhecimentos destes alunos.
Dado o sucesso destas aulas “+ Power”, pretende-se alargar a sua implementação pela escola, de modo a criar redes de partilha de saberes e, sobretudo, de efetiva inclusão dos alunos com medidas adicionais na nossa escola, desenvolvendo aprendizagens verdadeiramente significativas