ESCM | Fiesta de la Eñe/Workshop de sevilhanas
Para encerrar um ano letivo repleto de muito trabalho, atividades e projetos motivadores (concursos, 2 visitas de estudo a Espanha, etc.), as professoras de Espanhol organizaram um workshop de sevilhanas ao ar livre – uma estreia no AECM – no qual participaram centenas de pais, alunos e professores de várias disciplinas. iCómo mola!! Houve muitos sorrisos e companheirismo como se pode ver neste vídeo:
Nesta festa viveu-se a cultura hispana através não só de danças latinas, mas também da exposição de trabalhos de alunos, desde calaveras do Dia de Muertos mexicano, cartazes com falsos amigos como oso (urso) e setas (cogumelos), abanicos ilustrativos da cultura hispana; a incrível atuação do “Ensemble de Guitarras” do Conservatório de Música da Maia e a degustação de deliciosos churros e tapas confecionados com muito carinho pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria. ¡Qué rico! (que delícia).
Depois da alegria dos entusiastas bailaores, que aprenderam os primeiros passos de uma das danças hispanas mais conhecidas no mundo, a par da salsa, do merengue e do tango, o auditório encheu-se para ouvir 3 músicas interpretadas pelos alunos do Conservatório e assistir à entrega dos Selos Europeus Etwinning pelo projeto Construir Un Mundo Mejor.
O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus+ da União Europeia a que os professores de Espanhol têm aderido, pois permite aos guapitos aprender Espanhol através de trabalho colaborativo com escolas da Europa onde se estuda essa língua, a saber, Itália, Turquia, Espanha, Alemanha, Irlanda, entre outros. O AECM está de parabéns!! O Selo Europeu de Qualidade foi atribuído por projetos em Espanhol pelo segundo ano consecutivo como reconhecimento ao mais alto nível europeu, constituindo uma incomparável mais valia no currículo dos alunos. ¡Enhorabuena!
As professoras de Espanhol querem agradecer à Direção do AECM pelo seu apoio constante, à Associação de Pais e aos pais dos alunos de Espanhol , aos chefes Paulo Correia e Lúcia Magalhães e aos seus alunos do Curso Profissional de Técnico de Cozinha e Pastelaria que mais uma vez mostraram o seu profissionalismo e a excelência deste curso; ao Conservatório de Música da Maia por ter aceite o nosso convite (gracias, Dra susana e professor Tiago) e ter-nos encantado com músicas como “La cucaracha”; ao professor André da escola de dança Sabor Latino pela alegria contagiante e por tener mucho salero (muita simpatia) e aos vários professores presentes neste evento pelo carinho e apoio.
Foi um momento de convívio inesquecível para os nossos alunos de Espanhol e seus familiares que nos encheu o coração e nos faz acreditar que estamos no bom caminho: continuar a investir no ensino/aprendizagem do Espanhol, uma língua cada vez mais importante em Portugal, na Europa e no mundo, com 500 milhões de falantes.
Este grupo de professoras dinâmicas irá continuar a transmitir a paixão pela língua de Miguel de Cervantes, não só ensinando palavras e gramática, mas sobretudo vivendo a cultura hispana na sua plenitude.
¡Muchísimas gracias a todos!
Las profes,
Cátia Valente, Joana Silva e Karina Santos