ESCM Biblioteca | 25 de abril SEMPRE
Os 50 anos do 25 de abril foram comemorados, na biblioteca ESCM, ao longo de mais de uma semana.
Esta comemoração começou com a projeção do filme “As ondas de abril”, no dia 8 de março, sendo esta ação centrada também na celebração do Dia da Mulher. Seguiu-se a realização de uma tertúlia com as turmas 9ºE e 12ºE, em que os alunos tiveram a oportunidade de refletir, juntamente com as respetivas professoras, Alice Sousa e Cristina Ferreira, sobre os vários temas que o filme propôs: democracia e liberdade, racismo, igualdade de género, …
A Exposição “5 Décadas de Democracia: o que mudou?”, disponibilizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos fez também parte desta comemoração que se animou ao longo da semana de 22 a 26 de abril, com a dinamização de inúmeras atividades alusivas à data. Estas contaram com a participação ativa da comunidade escolar.
A realização de uma Oficina de Cravos, pela professora Ana Tavares, envolveu as turmas 7º C, 7ºJ, 8ºA, 8ºC, 8ºF 12ºD e 12ºE, para além de docentes, alunos, assistentes operacionais e assistentes técnicos. Todos fizeram o seu próprio cravo que usaram na lapela, ou na mochila.
Na atividade Efemérides à Mesa, as colegas da equipa, Margarida Portela, Isabel Raimundo e Augusta Castro, com a indispensável colaboração da nossa funcionária D. Isabel Ricardo, prepararam uma exposição de Livros Censurados envolvida numa bela decoração de cravos vermelhos.
Ainda ao longo desta semana, a professora Ana Luísa Melo lecionou na biblioteca as suas aulas de Filosofia, que contaram a História do 25 de abril aos alunos das turmas 11ºA, B e C: a partir da instalação de Arte, da autoria de Mafalda Leal Moura, ”Revolução em ponto de meia”, os alunos envolveram-se emocionalmente numa história antes do 25 de abril , muito próxima e muito bem documentada.
Tudo para que os mais novos possam ter, para sempre, a memória viva do nosso 25 de abril.
A BEESCM sempre pôde contar com o dinamismo e o entusiasmo da sua equipa e, mais uma vez, esta importante celebração foi construída com a colaboração de todos perseguindo o mesmo objetivo: deixar bem marcados os valores de abril.