BEESCM| A brincar é que a gente se entende
No passado dia 28 de maio, comemorou-se o Dia Internacional do Brincar e no dia 1 de junho o Dia Mundial da Criança. Juntando estas duas efemérides, a Biblioteca da ESCM abraçou a tarefa de “pôr” a Comunidade Educativa a brincar.
BRINCAR é um direito da criança, consignado na Convenção sobre os Direitos das Crianças das Nações Unidas (artigo 31.º).
Brincar é uma fonte de energia, alegria e diversão e opera vantagens importantes na educação (mais concentração, mais criatividade e melhor conhecimento dos colegas/amigos), para além de passarmos a conhecer melhor o nosso corpo e a coordenarmos melhor os nossos movimentos. Também nos ajuda a lidar com as nossas emoções, os nossos sentimentos e a partilhar.
Tendo como mote “A Brincar é que a Gente se Entende”, a Equipa da Biblioteca organizou uma pequena mostra de jogos coletivos e tradicionais e desafiamos os frequentadores da Biblioteca a experimentar. Foi uma animação!
À entrada e à saída, o Jogo da Macaca era obrigatório para se aceder e sair do espaço da Biblioteca. O Sr. Diretor do AECM, Marco Marques, acompanhado de professores estrangeiros em mobilidade, não escaparam à regra e foi vê-los recuar anos (não muitos), até à juventude.
As brincadeiras foram muitas: jogos de tabuleiro, loto, monopólio, mikado, quem é quem?, 4 em linha, o jogo do galo, dominó, eliminar a carica ou o berlinde, lançar o pião ou a piasca, jogar à corda ou ao elástico, colocar o rabo no burro, jogo adivinha o nome…
Ufa! Ficamos cansados, mas o mais importante é que foi muito divertido! Temos que repetir. É uma promessa.
Aos nossos alunos, desejamos umas excelentes férias escolares. Aproveitem para brincar uns com os outros, com a família, os amigos. Em casa, na rua, no parque, na praia… Boas Brincadeiras!