AECM | #JanelaBranca Pela Paz
No âmbito do Dia Internacional da Paz (21 de setembro de 2024) e com o objetivo de reunir as pessoas em torno de um símbolo universal de esperança e de solidariedade: a bandeira branca, o AECM associou-se de forma simbólica à iniciativa:
na ESCM
as turmas do 7E e do 10F, as professoras que as acompanharam e a representante da equipa de coordenação das equipas pedagógicas e educadora Ubuntu colocaram uma bandeira branca nas janelas da escola sede;
as turmas do 8 A e B, na aula de História, refletiram sobre a situação internacional de escalada de conflitos. Cientes da ameaça à paz e aos direitos humanos, realizaram em trabalho conjunto, cartazes apelando ao mundo que desejamos de boa vontade;
os alunos da turma do 9J aderiram ao desafio lançado pela #JanelaBranca Pela Paz, através da Diretora de Turma, com interesse e motivação, em dress code pela Paz.
A EB de Porto Bom aliou-se à campanha #JanelaBrancaPelaPaz para relembrar a importância de vivermos uma cultura de paz, de respeito pela vida e pelos direitos humanos, em que os ideais de liberdade, justiça, tolerância, solidariedade, pluralidade, diversidade cultural, diálogo e compreensão são os pilares da nossa sociedade e de todo o mundo. Assim, para evocar a importância da Paz e para mostrar a solidariedade para com todos os que vivem em situação de guerra ou de conflito, cada um dos alunos, desde os mais pequeninos até aos do 4.º ano, com um simples gesto, ajudou a decorar a escola com desenhos e palavras nas asas de uma pomba, expressando os seus sentimentos e opiniões.
A EB da Seara assinalou o Dia “JanelaBrancaPelaPaz”, no âmbito do Dia Internacional da Paz. Toda a comunidade educativa vestiu-se de branco, a escola foi decorada, tanto no interior com no exterior, com pombas brancas feitas pelos alunos. Nas salas de aula, os alunos viram um vídeo alusivo ao tema e debateram o assunto. Aceitando o desafio, toda a comunidade educativa cumpriu um minuto de silêncio pela Paz. No recreio da escola, os alunos representaram com o seu corpo a palavra Paz e a Bandeira Branca.
A EB de Mandim celebrou a paz: os alunos e crianças, nesse dia, tal como em todos os outros dias, estavam felizes, calmos e tranquilos: estavam a viver a paz que o mundo merece. Foi explicado que a paz começa com os comportamentos de cada um. Então falámos que cuidar daqueles que estão ao nosso lado e preservar o ambiente que nos rodeia é contribuir para a paz. Um abraço e um sorriso são manifestações de paz gratuitas que nos conferem equilíbrio e serenidade emocional. Assim, a escola, com muito entusiasmo, desenhou a paz para que todos a pudessem ver e sentir. Foi um dia sereno, calmo e tranquilo. Vivemos a paz.