Contactos
Rua Professora Idalina Santos Quelhas
4475-640 Castêlo da Maia
Telefone: 229 820 641 | Fax: 229 825 087
E-mail: secretaria@aecastelomaia.pt
URL: www.aecastelomaia.pt
Espaço
Edifício único com 58 salas de aula e ainda 13 salas com características específicas: 3 salas de Educação Visual, 3 salas de Informática e 7 laboratórios: 2 de Química, 1 de Física, 2 de Biologia e 2 polivalentes.
Possui um pavilhão gimnodesportivo e campo de jogos exterior, uma biblioteca e um auditório, com capacidade para cerca de 100 pessoas.
Tem grandes zonas verdes e espaço de recreio ao ar livre.
A Escola Secundária do Castêlo da Maia foi inaugurada em 31 de outubro de 1992. Designou-se inicialmente «Escola Secundária n.º 2 da Maia», mas o seu nome foi alterado pelo facto de se encontrar inserida na freguesia de Sta. Maria de Avioso da Vila do Castêlo da Maia, atual freguesia do Castêlo da Maia, concelho da Maia e distrito do Porto.
Nas proximidades existe o Museu de História e Etnologia das Terras da Maia (edifício esse que já foi em tempos Sede de Concelho e posteriormente escola do Ensino Básico) e a Quinta Gruta – Complexo de Educação Ambiental.
O passado longínquo e riquíssimo das terras da Maia remontam ao tempo pré-histórico, antes da civilização Castrence, com o belo nome de AMAIA. Nele se formou uma povoação numa pequena elevação de terreno rodeada de um Castro perto de um afluente do Rio Leça (Ribeira de Almorode), hoje chamado de Monte de Santo Ovídio. Esse Castro deu origem ao nome de Castêlo da Maia, que chegou ao nossos dias.
Nesta freguesia viveu Idalina Santos Quelhas, professora primária, que exerceu com grande empenho e dedicação a atividade docente, pelo que foi atribuído o seu nome à rua onde está implantada a escola.
A escola situa-se perto da Estrada N14, sendo servida por transportes públicos (autocarros e Metro).
Inicialmente concebida para receber alunos do Ensino Secundário, entrou em funcionamento no ano letivo de 1992/93 com 74 alunos, tendo progressivamente recebido alunos do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º anos), do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos) e do ensino profissional.
O edifício foi intervencionado através do Programa Parque Escolar ficando as obras concluídas em 2016.
No dia 4 de julho de 2012, na sequência do processo de agregação de escolas, a nova unidade orgânica passou a designar-se “Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia”, com sede na Escola Secundária do Castêlo da Maia.