Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Entrada

Na UEE: Yoga com crianças e adolescentes

A Unidade de Ensino Estruturado de Autismo não pode deixar passar a oportunidade de experimentar e viver de perto esta realidade e, no dia 7 de junho, os alunos fizeram uma aula de ioga.

A aula contou com a psicóloga e também instrutora de yoga para crianças e adolescentes, Elisabete Ferreira, e está incluída nas atividades dinamizadas pela equipa terapêutica.

O yoga ajuda as crianças no desenvolvimento das suas competências, num ambiente encorajador e não competitivo, o qual propicia o relaxamento e a diversão, desenvolvendo paralelamente a força, coordenação, flexibilidade, equilíbrio e ainda a consciência do próprio corpo, concentração, auto-confiança e auto-estima. Consequentemente é habitual que problemas de indisciplina diminuam, uma vez que progressivamente vão diminuindo níveis de ansiedade e stress, sentindo-se mais relaxados. O Yoga com crianças e adolescentes tem-se mostrado eficaz na promoção do auto-conhecimento, do sentimento de bem-estar e de paz interior.

Um dos pilares do yoga é o respeito: por si, pelos outros e pelo ambiente, estimulando a convivência em harmonia com as pessoas e os seres ao seu redor e revelando maior respeito pelo outro (pares e adultos). Também valores como a não violência e a verdade são realçados.

 Foi mais um momento de articulação de saberes muito interessante, que nos soube particularmente bem neste final de ano letivo, e que, harmoniosamente, quisemos partilhar convosco.

 

IMG 20180607_112156_IMG 20180607_112507_ IMG 20180607_112529_IMG 20180607_113532_ IMG 20180607_113603_
IMG 20180607_114651_ IMG 20180607_115255_ IMG 20180607_115755_

"(...) aguça os sentidos, tranquiliza as emoções e melhora a resiliência." Catarina Lino

Share

atualizado em Sábado, 09 Junho 2018 23:19  
kiosksiges ementas
moodles correioinstitucionals
InovarAlunoss Inovar-EFA
InovarCAs Gabinete de Projetos Europeus AECM
QUALIFICA2s
2020

Aconteceu

Dia Mundial da Alimentação- EB de Porto Bom

A Escola Básica de Porto Bom, mais uma vez, dedicou uma semana aos seus alunos sobre como "Aprender a Comer Bem". Realizou diversas atividades para que pais e alunos possam fazer opções saudáveis e sustentáveis no momento de decidir o que vão comer, todos os dias!

Continuar...
 
Dia Mundial da Alimentação- EB de Gestalinho

No Dia Mundial da Alimentação, os alunos da EB de Gestalinho fizeram uma sopa de legumes com a colaboração de todos os encarregados de educação que prontamente forneceram os ingredientes necessários: cenoura, batata, cebola, curgete, couve coração, abóbora, grão-de-bico e couve-flor.

Continuar...
 
Dia Mundial da Alimentação_EB23CM

As turmas do 6º ano, celebraram, no passado dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação.

Continuar...
 
Oktoberfest

No passado dia 3 de outubro, os alunos de Alemão celebraram a "Oktoberfest", que é um dos maiores festivais de cerveja do mundo.

Continuar...
 
Regresso às aulas _EB de Mandim

Foi assim que recebemos os nossos alunos, neste regresso às aulas, um ambiente de amizade, muitos abraços e carregado de saudades.

Continuar...
 
Visita de estudo a França

Os alunos de Francês visitaram a França entre os dias 30 de junho e 6 de julho deste ano letivo, designadamente Blois e Paris.

Continuar...
 
Prémio “Estatística Júnior 2018”

O AECM obteve o 2.º lugar com dois grupos de trabalho em ex - aequo, na categoria Ensino Secundário, no âmbito do Concurso Estatístico Júnior 2018. O prémio foi constituído por lotes de livros presentes nas notas de encomenda da Porto Editora (à exceção de manuais escolares e livros auxiliares), no valor de 200€.

Continuar...