Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Entrada Horário dos Serviços

Abertura do CQEP

O Centro Para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia (AECM) está disponível a partir de 4 de fevereiro de 2014, das 9:00h às 16:00h, de segunda a sexta, para receber candidatos que pretendam uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho.  

São destinatários diretos dos CQEP:
- Jovens com idade igual ou superior a 15 anos ou, independentemente da idade, a frequentar o último ano de escolaridade do ensino básico;
- Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e competências.

O AECM, através da sua experiência, da sua localização, da sua capacidade de se relacionar com uma diversidade de parceiros e da qualidade dos seus recursos, quer humanos quer materiais, procura, através do CQEP, contribuir para a melhoria das qualificações escolares e profissionais dos jovens e adultos residentes na sua área de intervenção.

O AECM, no seguimento das iniciativas que consubstanciam os esforços de concretização do seu Projeto Educativo pretende, no próximo triénio, alargar o seu âmbito de serviço público, pretendendo dar resposta às necessidades da comunidade onde está inserido (Maia) e nos territórios adjacentes (Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde) com o CQEP, conforme as parcerias estabelecidas.

Estes tipos de centros procuram assegurar a prestação de um serviço de qualidade, no domínio da orientação das verdadeiras necessidades de qualificação de jovens e adultos, com enfoque na informação sobre ofertas escolares, profissionais ou de dupla certificação, que promova uma escolha realista e que atenda, entre outros fatores, aos perfis individuais, à diversidade de percursos quanto ao prosseguimento de estudos ou às necessidades presentes e prospetivas do mercado de emprego.

O funcionamento de um CQEP, pelos objetivos estratégicos que lhe são inerentes, deve ter uma lógica de funcionamento flexível e adaptável às necessidades dos jovens e dos adultos. Assim, o horário terá em conta a disponibilidade do nosso público-alvo, permitindo que as suas deslocações ao CQEP ou ao local onde faremos itinerância possam ser conciliáveis com os seus compromissos pessoais e profissionais.

A entidade promotora do CQEP tem como Missão proporcionar uma Educação de qualidade e equidade, alicerçada no desenvolvimento integral do ser humano respeitando, sempre, as particularidades de cada individuo e como Visão ser uma referência, local e regional, em Educação de Qualidade, fundamentada em princípios éticos, morais, sociais e intelectuais valorizando as potencialidades de cada um, estimulando o trabalho em equipa, num ambiente de partilha, pertença e colaboração.

Share

atualizado em Terça, 06 Maio 2014 15:42  
kiosksiges ementas
moodles correioinstitucionals
InovarAlunoss Inovar-EFA
Inovar - Plano anual de atividades Inovar - Consulta alunos
Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Gabinete de Projetos Europeus do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia
Educação e Formação Profissional
POCH - projetos cofinanciados