Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Entrada

CENTRO QUALIFICA do AECM

 

Notícias

Inscrições

Equipa

Contactos

Ofertas Emprego
(Centros de Empregos do IEFP)

Documentação        

cartazCQ

 

O Centro Qualifica (CQ) do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia desenvolve a sua atividade, junto dos públicos interessados, de acordo com as seguintes etapas de intervenção:

  • Acolhimento - Consiste no atendimento e na inscrição dos/as interessados/as no CQ, assim como no esclarecimento acerca da sua missão e âmbito de intervenção;
  • Diagnóstico – A equipa desenvolve a análise do perfil do/a candidato/a, procurando perceber as suas motivações, expectativas e necessidades, para identificar as respostas educativas e/ ou formativas mais ajustadas a esse perfil;
  • Informação e Orientação - Este procedimento pretende oferecer apoio na identificação de projetos individuais de educação e de qualificação profissional, de acordo com opções realistas de prosseguimento de estudos e/ou de integração/reintegração no mercado de trabalho;
  • Encaminhamento – O/a candidato/a será encaminhado/a para a oferta de educação e/ou formação profissional acordada na etapa anterior ou para um processo de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências – RVCC(1), por forma a cumprir o projeto individual traçado.

etapas figura


Todo o percurso do/a candidato/a, quer dentro do CQ, quer nas entidades de encaminhamento, será monitorizado, visando analisar o cumprimento ou desvio das trajetórias definidas e prestar todo o apoio necessário, nas várias fases.

(1) Frequência exclusiva de adultos. Para os que possuam idades compreendidas entre os 18 e 23 anos inclusive, exige-se comprovação da posse de, pelo menos, 3 anos de experiência profissional.

 

 

Share

atualizado em Quinta, 04 Maio 2017 14:32  
kiosksiges ementas
moodles correioinstitucionals
InovarAlunoss Inovar-EFA
Inovar - Plano anual de atividades Inovar - Consulta alunos
Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Gabinete de Projetos Europeus do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia
2020

Aconteceu

EB de Mandim_ Festa final de ano

Na passada sexta-feira, partilhamos amizade e emoção. Relembramos os diversos momentos vividos ao longo do ano, trocamos abraços, rimos e acabamos a chorar de felicidade.

Continuar...
 
EB de Gestalinho_ Visita de Estudo ao Museu Militar do Porto

No dia 7 de junho, os alunos da Escola Básica de Gestalinho fizeram uma visita de estudo ao Museu Militar do Porto. As exposições encontram-se num edifício que já foi uma residência familiar a uma delegação da PIDE. Atualmente, transformado em museu, conta com uma coleção de equipamentos e artefactos militares usados pelo Exército Português até ao fim da Guerra Colonial.

Continuar...
 
EB Castêlo da Maia_Passeio de Finalistas

No dia 14 de junho, os finalistas do 4º ano foram ao Parque Aventura Diverlanhoso. Após um pequeno percurso a pé pelo Parque, encontraram-se com os monitores que os orientaram durante as atividades.

Continuar...
 
Inglês_1º ciclo_"Storytelling"

Com o objetivo de desenvolver hábitos de leitura em língua inglesa, realizaram-se, ao longo do ano letivo, três sessões de "storytelling" (hora do conto), destinadas aos alunos dos 3º e 4º anos.

Continuar...
 
EB de Mandim_Viagem de Finalistas

No dia 17 de junho, os alunos finalistas do quarto ano da Escola Básica de Mandim, realizaram uma visita de estudo à cidade do Peso da Régua, atividade realizada em articulação com a associação de pais, que teve como principal objetivo viajar de forma diferente da usual, utilizando o metro e o comboio.

Continuar...
 
EB23CM_5º ano_ B.I. do Animal

Os alunos do 5º ano da EB23 do Castêlo da Maia realizaram vários trabalhos sobre o Bilhete de Identidade do Animal, o que resultou num Mural "Padlet".

Consulte aqui os trabalhos: https://padlet.com/paulovalor/i07moepgr6kq

 
Exame DELF 2019

Mais uma vez, vários alunos do nosso agrupamento obtiveram um excelente aproveitamento nos exames DELF, níveis A2 e B1, realizados em maio, na Aliança Francesa do Porto. Os respetivos diplomas serão entregues no início do próximo ano letivo.

Continuar...