Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Entrada

CENTRO QUALIFICA do AECM

 

Notícias

Inscrições

Equipa

Contactos

Ofertas Emprego
(Centros de Empregos do IEFP)

Documentação        

cartazCQ

 

O Centro Qualifica (CQ) do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia desenvolve a sua atividade, junto dos públicos interessados, de acordo com as seguintes etapas de intervenção:

  • Acolhimento - Consiste no atendimento e na inscrição dos/as interessados/as no CQ, assim como no esclarecimento acerca da sua missão e âmbito de intervenção;
  • Diagnóstico – A equipa desenvolve a análise do perfil do/a candidato/a, procurando perceber as suas motivações, expectativas e necessidades, para identificar as respostas educativas e/ ou formativas mais ajustadas a esse perfil;
  • Informação e Orientação - Este procedimento pretende oferecer apoio na identificação de projetos individuais de educação e de qualificação profissional, de acordo com opções realistas de prosseguimento de estudos e/ou de integração/reintegração no mercado de trabalho;
  • Encaminhamento – O/a candidato/a será encaminhado/a para a oferta de educação e/ou formação profissional acordada na etapa anterior ou para um processo de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências – RVCC(1), por forma a cumprir o projeto individual traçado.

etapas figura


Todo o percurso do/a candidato/a, quer dentro do CQ, quer nas entidades de encaminhamento, será monitorizado, visando analisar o cumprimento ou desvio das trajetórias definidas e prestar todo o apoio necessário, nas várias fases.

(1) Frequência exclusiva de adultos. Para os que possuam idades compreendidas entre os 18 e 23 anos inclusive, exige-se comprovação da posse de, pelo menos, 3 anos de experiência profissional.

 

 

Share

atualizado em Quinta, 04 Maio 2017 14:32  
kiosksiges ementas
moodles correioinstitucionals
InovarAlunoss Inovar-EFA
Inovar - Plano anual de atividades Inovar - Consulta alunos
Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Gabinete de Projetos Europeus do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia
2020

Aconteceu

EB do Castêlo nas Mini-Olimpíadas de Matemática

No passado dia 23 de janeiro, 45 alunos dos 3º e 4º anos da Escola Básica do Castêlo da Maia aceitaram o desafio e participaram no concurso promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática.

Continuar...
 
Alunos da ESCM no Instituto Superior de Engenharia do Porto

A Escola Secundária do Castêlo da Maia foi notícia, no Jornal de Notícias do dia 12 de fevereiro, aquando da participação dos alunos na iniciativa promovida pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP): "Engenheiros por um dia".

Veja a notícia aqui.

 
Corta-mato Escolar CLDE do Porto

Decorreu no dia 8 de fevereiro, o Corta-Mato Escolar CLDE do Porto, no parque da cidade do Porto. O Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia fez-se representar em todos os escalões, com um total de 56 alunos.

Continuar...
 
ESCM_ Lipor Geração+ e Eco-Escolas: reunião delegados e subdelegados

Logotipo lipor logotipo Eco-Escolas

No passado dia 17 de janeiro, os delegados e subdelegados do 3º ciclo da Escola Secundária do Castêlo da Maia reuniram com o Sr. Eng. Miguel Silva, representante da Lipor, empresa que colabora com o nosso agrupamento, visando uma sensibilização para questões ambientais e apostando numa mudança de comportamentos que sejam cada vez mais amigos do ambiente.

Continuar...
 
ESCM_Lipor Geração+ e Eco-Escolas: Sessões flash

Logotipo lipor logotipo Eco-Escolas

No âmbito dos projetos Lipor Geração+ e Eco-Escolas, no passado dia 16 de janeiro, realizaram-se sessões "Flash" de sensibilização para a separação selectiva de resíduos, nas turmas dos 8º e 9º anos.

Continuar...
 
EB do Castêlo da Maia_Cantar na escola

Para continuar a fazer jus à tradição, as crianças do Castêlo cantaram os Reis e as Janeiras, levando instrumentos musicais para alegrar alunos, professores e assistentes. Desejaram um bom e feliz ano.

Continuar...
 
EB da Seara_ "Five o'clock tea"

No sentido de proporcionar aos alunos uma experiência tipicamente britânica realizou-se, no passado dia 28 de janeiro de 2019, na EB1 da Seara, um "Five o'clock tea", que contou com a participação dos alunos das turmas dos terceiro e quarto anos e foi partilhado com alguns membros da comunidade escolar.

Continuar...