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Entrada Agrupamento Departamentos Ciências Sociais e Humanas Lisboa: antes e depois do terramoto de 1755

Lisboa: antes e depois do terramoto de 1755

A Atividade "A cidade de Lisboa: antes e depois do terramoto de 1755" foi concebida no âmbito da disciplina de História, em articulação curricular com outras disciplinas e ciclos de ensino, integrando-se no PCT das turmas 5ºJ, 6ºJ, 8ºC e 8ºD.

1. Introdução

A Atividade teve início a 23 de maio e prolonga-se até ao final do presente ano letivo.

É de realçar a excelente colaboração de todos os docentes e alunos envolvidos. Salienta-se a grande disponibilidade da equipa da Biblioteca da escola (Maria João Velez e Cristina Santos) e da sua coordenadora, Professora Graça Cunha.

2. Objetivos da Atividade

Promover a realização de atividades de forma autónoma, responsável e criativa;

Favorecer a cooperação em tarefas e projetos comuns;

Desenvolver as atividades de pesquisa, seleção e organização da informação;

Aumentar a motivação para o estudo;

Responsabilizar os alunos para o cumprimento das tarefas;

Consciencializar para o conhecimento do passado através da recriação histórica;

Desenvolver a sensibilidade estética através da pintura;

Promover a autoestima.

3. Ações desenvolvidas no âmbito desta Atividade

3.1 Exposição de 19 gravuras da cidade de Lisboa

O material fotográfico foi cedido pelo Museu da Cidade - Câmara Municipal de Lisboa, exclusivamente para esta exposição.

3.2 Mostra de trabalhos dos alunos

Os trabalhos resultaram do trabalho de pesquisa realizado pelos alunos, orientados pelos Professores de: História (Rosalina Moura), Geografia (Manuela Moreira), Educação Visual (Raquel Gralheiro), Educação Visual e Tecnológica (Deolinda Monteiro e Cláudia Ormonde).

3.3 Audição de música do século XVIII

A música (de Handel, de Vivaldi e de Scarlatti) foi selecionada pelo Professor de Educação Musical, Samuel Santos.

3.4 Dramatização

A dramatização foi levada a cabo por alunos do 8º C (Ana Novais, Ana Raquel, Bruno Pimentel e Hélder Guedes), com textos adaptados pela aluna Maria João, do 8º D. Estes alunos foram orientados pela Professora de História.

Assistiram à dramatização os alunos das turmas do 5º B, 5º H, 7º A, 7º B, 8º C e 8ºD, acompanhados pelos seus Professores. Assistiram ainda outros alunos e Professores que, no momento das apresentações, se encontravam na Biblioteca (espaço onde decorreu a dramatização).

3.5 Questionário

O Questionário, alusivo à temática da Atividade em foco, era constituído por seis itens de resposta múltipla. Responderam 57 alunos (dos 5º, 6º, 7º e 8º anos). Dos alunos que acertaram em todos os itens, foram sorteados 2 alunos que receberam, cada um, um livro, como prémio. As alunas premiadas foram: a aluna Nº 12, Liliana Ferreira, do 7º A e a aluna Nº 5, Andreia Ribeiro, do 8º D.

3.6 Mostra de livros

Foi organizada, num expositor da Biblioteca, uma mostra de livros relacionados com o tema do terramoto de 1755 e com a reconstrução de Lisboa.

3.7 Exibição de 2 DVD

Foi exibido um documentário (25 minutos) sobre o terramoto de 1755 (uma montagem adaptada, com base numa peça retirada do youtube, passada na RTP 1). Foi também visualizada a cidade em 3D, com a duração de 3 minutos, por cedência do Museu da Cidade – Câmara Municipal de Lisboa (com a reconstituição de algumas ruas, praças, igrejas, conventos, edifícios públicos e palácios, da 1ª metade do séc. XVIII, muitos deles desaparecidos ou alterados na sequência do Terramoto de 1755).

3.8 Divulgação da Atividade

A comunidade escolar teve conhecimento desta Atividade através de um Cartaz (realizado por alunos das turmas do 5ºJ e do 6ºJ, orientados pelos professores da disciplina de EVT), policopiado e colocado estrategicamente em vários espaços da escola.

A divulgação foi também possível através da publicação de informação no website da escola, no blogue da biblioteca e através do envio de um convite a toda a comunidade docente via email institucional.

3.10 Mostra de fotografias

Foi organizada uma pequena mostra fotográfica da exposição e da dramatização referida anteriormente.

Conclusão

Os professores envolvidos consideraram que a Atividade teve grande interesse pedagógico para a comunidade escolar, dada a qualidade do trabalho desenvolvido, tendo sido alcançados os objetivos definidos.

A professora

Rosalina Moura

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