Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Entrada

Prémio da Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola “A vida e a obra da minhoca”

As escolas EB1/JI de Mandim, Porto Bom, Santa Cruz e EB1 da Seara concluíram com sucesso o projecto.

Realizaram várias experiências para as questões/problema identificadas:

1ª Questão/problema: Será que as minhocas gostam de viver ao Sol?

Colocámos as minhocas ao Sol e verificámos que elas fogem para os espaços escuros das caixas.

 

2ª Questão/problema: As minhocas preferem viver em locais húmidos ou secos?

Experimentámos: colocámos as minhocas na parte seca da folha e verificámos que elas deslocam-se para a parte molhada com água. Concluímos que preferem viver em locais húmidos.

3ª Questão/problema: Será que as minhocas são sensíveis aos odores?

 

Após observação da experiência, verificámos que as minhocas são sensíveis aos odores.

 

9ª Edição Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola

“A vida e a obra da minhoca”

O projecto “A vida e obra da minhoca” foi planeado, implementado e avaliado por todos os intervenientes de forma muito participada e colaborativa.

As metodologias e estratégias utilizadas mostraram-se promotoras de aprendizagens significativas no desenvolvimento de competências essenciais e específicas. O questionamento foi uma constante no decorrer de todas as actividades. A partir do meio próximo das crianças (jardins, hortas, vasos e compostores das escolas) foi possível transformar a sua curiosidade natural em conhecimentos científicos, através de actividades experimentais de cariz investigativo, para as quais os alunos colocaram em prática processos científicos utilizados na actividade científica. Esta prática foi o cerne deste projecto. Sensibilizar, motivar e promover boas práticas de preservação dos ecossistemas e das espécies constituiu também, a tónica do projecto “A vida e obra da minhoca”.

As crianças vivenciaram situações e experiências com um animal que lhes é muito próximo e familiar. Aprenderam a sua importância nos jardins, hortas, vasos e compostores da escola, porque as encontramos nesses lugares, transpondo depois para um contexto ambiental mais alargado.

Investigaram em livros e na Internet. Quiseram saber mais e o porquê de alguns comportamentos que tinham observado durante as experiências que fizeram para dar resposta a cada questão /problema.

Pudemos constatar momentos de alegria, entusiasmo e vontade de saber mais, que se traduziram em aprendizagens significativas. Consideramos que este projecto possibilitou vivenciar o trabalho científico, de acordo com a nova filosofia da ciência, abordando várias áreas do conhecimento de forma interdisciplinar.

Share

 
kiosksiges ementas
moodles correioinstitucionals
InovarAlunoss Inovar-EFA
Inovar - Plano anual de atividades Inovar - Consulta alunos
Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Gabinete de Projetos Europeus do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia
Educação e Formação Profissional
POCH - projetos cofinanciados

adultporn.cc