Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Entrada

Olimpíadas Internacionais de Física - IPhO2018: aluno do AECM selecionado em 1º lugar

DRodrigues

O aluno Diogo Rodrigues, do 12ºB, classificou-se em 1º lugar Nacional nas provas de apuramento para as Olimpíadas Internacionais, integrando os 5 melhores alunos que irão representar Portugal nas 49ªs Olimpíadas Internacionais de Física - IPhO2018..

As provas de apuramento decorreram no dia 19 de maio, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto Quark! (http://quark.fis.uc.pt/). Participaram nas provas, constituídas por um exame teórico com a duração de 4 horas e duas provas experimentais com a duração de 2 horas cada, os 19 alunos pré-selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Física 2017.

As Olimpíadas Internacionais de Física (International Physics Olympiad - IPhO) são uma competição anual de Física destinada a alunos do ensino secundário, com o objetivo de promover a Física e o desenvolvimento de contactos internacionais na formação em Física. A competição envolve provas individuais de cariz teórico e experimental.

A primeira edição das IPhO decorreu em Varsóvia, em 1967, com 5 países participantes. Desde então, as IPhO cresceram para um nível global, envolvendo mais de 85 países e 400 alunos.

As 49ªs Olimpíadas Internacionais de Física - IPhO2018 decorrerão em Lisboa, de 21 a 29 de julho de 2018. Estas Olimpíadas serão organizadas pela Sociedade Portuguesa de Física (https://www.spf.pt/), por delegação do Ministério da Educação da República Portuguesa. As IPhO2018 são suportadas pelo Governo Português e por parceiros públicos e privados, e contam com a participação de 94 países e cerca de 500 alunos.

Share

atualizado em Segunda, 18 Junho 2018 08:41  
kiosksiges ementas
moodles correioinstitucionals
InovarAlunoss InovarProfissonals
InovarEFA InovarCAs
 QUALIFICA2s
2020