Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Entrada

Olimpíadas Internacionais de Física - IPhO2018: aluno do AECM selecionado em 1º lugar

DRodrigues

O aluno Diogo Rodrigues, do 12ºB, classificou-se em 1º lugar Nacional nas provas de apuramento para as Olimpíadas Internacionais, integrando os 5 melhores alunos que irão representar Portugal nas 49ªs Olimpíadas Internacionais de Física - IPhO2018..

As provas de apuramento decorreram no dia 19 de maio, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto Quark! (http://quark.fis.uc.pt/). Participaram nas provas, constituídas por um exame teórico com a duração de 4 horas e duas provas experimentais com a duração de 2 horas cada, os 19 alunos pré-selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Física 2017.

As Olimpíadas Internacionais de Física (International Physics Olympiad - IPhO) são uma competição anual de Física destinada a alunos do ensino secundário, com o objetivo de promover a Física e o desenvolvimento de contactos internacionais na formação em Física. A competição envolve provas individuais de cariz teórico e experimental.

A primeira edição das IPhO decorreu em Varsóvia, em 1967, com 5 países participantes. Desde então, as IPhO cresceram para um nível global, envolvendo mais de 85 países e 400 alunos.

As 49ªs Olimpíadas Internacionais de Física - IPhO2018 decorrerão em Lisboa, de 21 a 29 de julho de 2018. Estas Olimpíadas serão organizadas pela Sociedade Portuguesa de Física (https://www.spf.pt/), por delegação do Ministério da Educação da República Portuguesa. As IPhO2018 são suportadas pelo Governo Português e por parceiros públicos e privados, e contam com a participação de 94 países e cerca de 500 alunos.

Share

atualizado em Segunda, 18 Junho 2018 08:41  
kiosksiges ementas
moodles correioinstitucionals
InovarAlunoss Inovar-EFA
Inovar - Plano anual de atividades Inovar - Consulta alunos
Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Gabinete de Projetos Europeus do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia
2020

Aconteceu

ESCM - Alunos representam “Auto da Barca do Inferno”

Integrada na comemoração do "Natal das Línguas", realizado na ESCM, no passado dia 14 de dezembro, a turma do 9ºD representou o "Auto da Barca do Inferno", da autoria de Gil Vicente. Três cenas foram representadas na íntegra, as duas primeiras e a última. As outras foram adaptadas.

Continuar...
 
EB de Porto Bom - 1º lugar - Concurso de Árvores de Natal - Jumbo da Maia

É com muita alegria e orgulho que damos a notícia a toda a Comunidade Educativa de que, mais uma vez, a nossa escola foi premiada. Este ano, ganhamos o 1º prémio no Concurso de Árvores de Natal - Jumbo da Maia. Obrigada a todos que contribuíram para o nosso sucesso.

Continuar...
 
EB de Porto Bom - Confeção do Bolo-rei

A Escola Básica de Porto Bom, para encerrar o ciclo natalino, celebrou o Dia de Reis de forma divertida. Para tal, confecionou o Bolo Rei de Chocolate não esquecendo a tradicional decoração de frutas cristalizadas e frutos secos.

Continuar...
 
EB do Castêlo da Maia – Espetáculo de Patinagem Artística

Para encerrar da melhor forma o 1º período, os alunos, professores e assistentes da EB do Castêlo da Maia assistiram a um fantástico espetáculo de Patinagem Artística, "A Pequena Sereia", protagonizado pelos alunos da ADP.

Continuar...
 
Corta-mato escolar - 2018/2019

No passado dia 13 de dezembro, realizou-se o Corta-mato escolar destinado aos alunos dos 2ºe 3º ciclos e dos ensinos secundário e profissional do nosso Agrupamento.

Continuar...
 
Educação Pré_Escolar - De Mãos Dadas com a Natureza

O departamento de Educação Pré-escolar decidiu, no presente ano letivo, desenvolver o projeto "De mãos dadas com a natureza", pretendendo dinamizar as ciências experimentais e outras atividades da área do Conhecimento do Mundo.

Continuar...
 
EB de Gestalinho - Ida ao cinema

Na última semana de aulas, as atividades relacionadas com o Natal foram muitas e variadas. Os alunos escreveram textos e cartas ao Pai Natal, elaboraram trabalhos de Expressão Plástica alusivos à época, cantaram e dançaram temas natalícios, decoraram a escola e empenharam-se na realização de boas ações.

Continuar...