Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Entrada

Olimpíadas Internacionais de Física - IPhO2018: aluno do AECM selecionado em 1º lugar

DRodrigues

O aluno Diogo Rodrigues, do 12ºB, classificou-se em 1º lugar Nacional nas provas de apuramento para as Olimpíadas Internacionais, integrando os 5 melhores alunos que irão representar Portugal nas 49ªs Olimpíadas Internacionais de Física - IPhO2018..

As provas de apuramento decorreram no dia 19 de maio, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto Quark! (http://quark.fis.uc.pt/). Participaram nas provas, constituídas por um exame teórico com a duração de 4 horas e duas provas experimentais com a duração de 2 horas cada, os 19 alunos pré-selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Física 2017.

As Olimpíadas Internacionais de Física (International Physics Olympiad - IPhO) são uma competição anual de Física destinada a alunos do ensino secundário, com o objetivo de promover a Física e o desenvolvimento de contactos internacionais na formação em Física. A competição envolve provas individuais de cariz teórico e experimental.

A primeira edição das IPhO decorreu em Varsóvia, em 1967, com 5 países participantes. Desde então, as IPhO cresceram para um nível global, envolvendo mais de 85 países e 400 alunos.

As 49ªs Olimpíadas Internacionais de Física - IPhO2018 decorrerão em Lisboa, de 21 a 29 de julho de 2018. Estas Olimpíadas serão organizadas pela Sociedade Portuguesa de Física (https://www.spf.pt/), por delegação do Ministério da Educação da República Portuguesa. As IPhO2018 são suportadas pelo Governo Português e por parceiros públicos e privados, e contam com a participação de 94 países e cerca de 500 alunos.

Share

atualizado em Segunda, 18 Junho 2018 08:41  
kiosksiges ementas
moodles correioinstitucionals
InovarAlunoss Inovar-EFA
Inovar - Plano anual de atividades Inovar - Consulta alunos
Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Gabinete de Projetos Europeus do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia
2020

Aconteceu

EB de Mandim: BE_ Semana da Família

A BE de Mandim festejou a Semana da Família de 13 a 17 de maio, convidando a mesma a participar com os seus(suas) filhos(as) numa atividade " As imagens também informam".

Continuar...
 
Suporte Básico de Vida

SBV

Nos dias 7,8 e 9 de maio, decorreram sessões Mass Training em "Suporte Básico de Vida”, para as turmas de 9º Ano. Esta atividade aborda conteúdos essenciais da disciplina de Ciências Naturais e foi dinamizada pelos Enfermeiros da UCC do Castêlo da Maia e pela Cruz Vermelha Portuguesa.

 
Concurso Pilar Moreno

Os alunos de Espanhol e Educação Visual das turmas de 8º e 9º ano participaram pela primeira vez no Concurso Pilar Moreno - Pinta tu España. Podem apreciar aqui a qualidade dos trabalhos apresentados.

 
ESCM_ EQUAMAT

No dia 30 de abril, 48 alunos do 3º ciclo da Escola Secundária do Castêlo da Maia deslocaram-se à Universidade de Aveiro para participarem no concurso EQUAMAT integrado nas Competições Nacionais de Ciência. Os nossos alunos estão de parabéns dado que das 145 escolas concorrentes (aproximadamente 3000 alunos), a nossa escola obteve um honroso 5º lugar.

Continuar...
 
ESCM_EQUAMAT em rede

No dia 13 de março, 68 alunos do 3º ciclo da Escola Secundária do Castêlo, participaram no Equamat em rede, tendo a equipa AECM_9C_01, constituída pelos alunos Maria Teles Sarmento Sousa Silva e João Pedro Maia Guedes Moreira Tedim, obtido o 2º lugar a nível nacional em 532 equipas e a equipa AECM_8AE, constituída pelos alunos Pedro Miguel Sousa Coelho e Alexandre da Ponte Imperadeiro,o 6º lugar em 589 equipas.

Parabéns!

 
EB2,3CM_ "Cálculo Mental"

O "Cálculo Mental" é uma atividade mensal, integrada no Plano Anual de Atividades (PAA), destinada aos alunos do 2º ciclo da Escola 2,3 do Castelo da Maia que decorre entre os meses de outubro a junho.

Continuar...
 
EB2,3CM_Concurso Supermatik

De acordo com o Plano Anual de Atividades, o Grupo 230 implementou este ano letivo a atividade de cálculo mental – Supertmatik, nas turmas de sexto ano.

Continuar...