Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Entrada

Vestir de papel a mulher da Maia EB do Castêlo da Maia

O departamento de turismo da Câmara Municipal da Maia proporcionou a toda a escola EB do Castêlo da Maia uns momentos instrutivos e divertidos com o projeto " Vestir de papel a mulher da Maia".

 

Foto1 Foto2 Foto3 Foto4

Este projeto consiste na apresentação de diferentes trajes usados antigamente pela mulher nas diferentes ocupações que ela tinha.

O traje Ir-ver-a-Deus era usado quando a mulher ia à igreja. Tapava-lhe o corpo todo, com exceção das mãos e do rosto.

O traje de Romaria ou de Domingar era um dos trajes mais elegantes. Só era vestido em dias de festa, ocasiões em que havia a possibilidade de encontrar um futuro marido. Esse traje consistia numa saia preta com barras de veludo, saiotes rendados, avental, lenço de seda, chapéu, um ou dois cordões de ouro e brincos. Este é o que mais profundamente representa o traje tradicional da mulher Maiata.

Também nos foram apresentados os trajes "A Leiteira", "A Galinheira", "A Lavadeira" que mostram a condição social das pessoas e do seu meio.

Fizemos jogos e vestimos uma boneca de papel com o traje típico da mulher Maiata que serviu para divulgar o tema junto das nossas famílias. Esta atividade foi bastante interessante porque ficamos a conhecer melhor o passado do nosso meio local.

Alunos do 4º ano (texto com adaptações)

Share

 
kiosksiges ementas
moodles correioinstitucionals
InovarAlunoss InovarProfissonals
InovarEFA InovarCAs
 QUALIFICA2s
2020